Nosso Blog

Veja outros Posts

Cada conquista começa com uma Atitude Mental Positiva

Cada conquista começa com uma Atitude Mental Positiva

Considerado por Napoleon Hill como o princípio mais importante da ciência do sucesso, a atitude mental positiva é a capacidade de enxergar, ouvir, sentir e perceber, qualquer situação ou circunstância, com foco naquilo que é positivo, bom e proveitoso. 

É moldar a própria mente para extrair o melhor de cada acontecimento. 

Como ter uma atitude mental positiva diante de circunstâncias desoladoras? Quando ouvimos um não, ou um sonho é despedaçado? 

Nestas situações perder a calma e pensar no pior é compreensível, mas manter esse pensamento não contribui para a solução. 

Vou te contar um pouco da minha história para ilustrar a força da Atitude Mental.

Em 1999 eu fui diagnosticado com a síndrome de Legg-Calvé-Perthes, também conhecida como doença de Perthes, que consiste em uma desordem degenerativa, que afeta as articulações do quadril, caracterizada pela necrose da cabeça do fêmur. 

Em 2001 fui totalmente proibido pelos médicos de praticar qualquer tipo de atividade física com impacto. 

Qualquer atividade física causava, e ainda causa, dores insuportáveis. Acabava ali o sonho de criança. Estava fadado a uma vida sedentária. Para mim, já naquela época, era o fim.

Chorei? Boas vezes. Questionei as intenções de Deus? Sim. Acreditei que não era mais possível? Sim também. Sou humano.

Atitude Mental Negativa e suas consequências

As circunstâncias, os desafios, o meio em que vivemos, a sorte ou o azar, tudo isso influencia na forma como enxergamos o mundo. 

Influencia na nossa atitude mental.

A carga de fatos e situações negativas pendem nossos pensamentos e emoções para o negativo.

Durante quase dezesseis anos falei para mim mesmo que exercícios físicos e esportes não eram para mim. 

Que caminhar, correr, pedalar eram atividades que eu não faria nunca mais. Por quase dezesseis anos acreditei nisso sem questionar. 

Neste período a minha atitude mental era negativa e me impedia de encarar a situação sobre outros ângulos. 

Me impedia de enxergar possíveis soluções. Me impedia até de tentar.

Nos últimos anos, o estresse do trabalho e o sobrepeso gritavam para uma mudança radical. Meu corpo precisava de exercícios físicos. Mas como? 

Ninguém começa, cria ou realiza qualquer projeto, sem antes acreditar que é possível. Portanto, uma mudança de atitude mental era necessária em primeiro lugar.

Ponto de virada: Atitude Mental Negativa x Atitude Mental Positiva 

Estudando quase que semanalmente a filosofia de Napoleon Hill, passei a acreditar que era possível voltar aos exercícios. 

Ainda que timidamente, minha mente passou a vislumbrar uma hipótese, a imaginar uma possibilidade, a criar pequenas metas, e é claro, passei a acreditar verdadeiramente. 

Todo resultado, positivo ou negativo, começa em primeiro lugar na mente. 

Uma atitude mental positiva atrai oportunidades para o sucesso, enquanto uma atitude mental negativa repele oportunidades.

Por anos, acreditar que não era possível voltar aos esportes me fez, literalmente, ter uma vida sedentária. 

A desculpa sempre esteve na ponta da língua, ou melhor, no quadril. O resultado foi óbvio, diversos problemas de saúde.

Todavia, basta um leve olhar em outra direção, para tudo mudar. 

Ter uma atitude mental positiva é uma questão de atitude. É uma tomada de decisão. 

Para fazer meu corpo vencer a dor e praticar exercícios era preciso primeiro acreditar, na minha mente, que de fato era possível. 

Os meus pensamentos dominantes precisam estar focados na crença de que eu era realmente capaz de fazer acontecer, apesar dos desafios. Basicamente, era preciso acreditar.

Após anos dominado pelo medo da dor, pela zona de conforto e pelas desculpas, eu, enfim, acreditei.

 

A maior distância que tem que vencer é entre a cabeça e o coração

 

Quando se tem um pensamento regado de sentimento “coração” é capaz de alterar o estado da razão “cabeça”, isto é, uma atitude mental parte de um estado emocional e a mente busca as razões certas para confirmar o sentimento.

Vencer a si mesmo significa impor à sua própria mente a direção de seus pensamentos de forma integralmente positiva.

Sim, exige autoconhecimento, esforço concentrado, disciplina, tempo, maturidade. Mas é possível.

Dentro dos princípios descritos no Livro “Quem Pensa Enriquece – O Legado, Napoleon Hill destaca a Atitude Mental Positiva como o mais importante, como o princípio fundamental.

Hill, em suas pesquisas, encontrou esta característica mais comum em todas as pessoas bem sucedidas.

No dia e hora marcados para a primeira caminhada, meu corpo estava dividido. 

Metade queria continuar dormindo, a outra metade queria o exercício. Realmente a tal “zona de conforto” é muito confortável. 

Os olhos não queriam abrir. As pernas pareciam que queriam dizer “O que é isso? O que você está fazendo? Por que não vai de carro?”

Mas a minha mente comandou. Ela já acreditava que era possível. E assim eu fui. Comecei com 20, passei para 30, cheguei nos 40 minutos, uma hora. Da caminhada passei para a bicicleta. Logo acrescentei exercícios para os braços e ombros também.

Nada disso era possível antes. Agora é. Meu exemplo motivou outras mentes. Ganhei a companhia de meu pai. Logo eu, que a quinze anos ia de carro para a padaria da esquina.

 


Benefício de uma Atitude Mental Positiva 

 

Três meses depois de luta interna, de guerra contra o próprio corpo, contra a doença, contra os laudos médicos, contra as crenças, eu participei pela primeira vez de um circuito ciclístico, ao lado de muitos atletas, com direito a número de inscrição na camisa e medalha pela participação. 

Para mim, uma vitória pessoal. Uma vitória sobre mim mesmo.

Napoleon Hill disse uma célebre frase que hoje eu atesto com a minha experiência pessoal:

“Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar”.

É preciso reconhecer que sua atitude mental é a única coisa que você tem o controle absoluto. Toda grande conquista, toda vitória sobre grandes desafios, nasceram de uma mentalidade que, em primeiro lugar, passou a acreditar que era possível.

Por isso, comece pela atitude de ver, ouvir, sentir e perceber o mundo à sua volta com foco naquilo que pode dar certo. 

Treine-se para procurar o benefício em cada decepção que você enfrentar. Limpe a sua mente de qualquer influência que não comporte uma atitude mental positiva.

 

Victor Pessoa

Instrutor Master Mind

Advogado, Pós-graduado em Direito Processual e Direito Civil, Sócio Fundador da P&P Advocacia. Consultor e Instrutor MasterMind, Terapeuta Comportamental, Especialista em Liderança, Inteligência Emocional e Comunicação Eficaz. 

Deixe seu Comentário

Receber Novidades

O Grupo MASTER MIND é uma das principais escolas de desenvolvimento de líderes do Brasil e é a única empresa brasileira certificada pela The Napoleon Hill World Foundation - Purdue University Calumet - Hamont, Indiana/USA.

Categorias

Você também pode se interessar

© MasterMind

by nerit