Nosso Blog

Veja outros Posts

COMO SUPORTAR A PRESSÃO NO TRABALHO E NA VIDA?

COMO SUPORTAR A PRESSÃO NO TRABALHO E NA VIDA?

COMO SUPORTAR A PRESSÃO NO TRABALHO E NA VIDA? 13 DICAS PARA VOCÊ APLICAR NA SUA ROTINA!


Acompanhe essa situação abaixo:

Reunião na primeira hora do dia. Pautas pendentes, metas não atingidas, equipe desmotivada, cobrança por resultados e ainda você é a pessoa responsável para falar sobre os próximos passos. 

O dia continua tenso, com muitas demandas para resolver e no final do expediente uma notícia bomba de última hora que vai impactar o resto da semana. Que pressão! 

Chega em casa, é recebido com problemas da família inteira, do filho, do cachorro, da vizinha e também do condomínio. Na verdade, tem dias que queremos simplesmente SUMIR. Parece que não vamos suportar. O pique de estresse está nas alturas e é hoje que você vai surtar!

 

 

Calma! 

 

Suportar a pressão do trabalho e manter uma vida equilibrada pode não ser uma tarefa tão difícil assim. Por esse motivo preparei dicas simples e aplicáveis para que você adquira uma rotina menos estressante no seu dia a dia.

13 dicas para controlar o estresse e a pressão no trabalho e na vida

 

Um grande diferencial dos profissionais de alto desempenho é a capacidade de controlar a preocupação excessiva, administrar o estresse e suportar a pressão para resolução dos problemas.

Para que isso seja possível, você deve estar preparado para exercer funções de comando, que exige autoconfiança e autocontrole acima da média. 

Veja 13 dicas para aliviar o estresse do dia a dia e manter o equilíbrio profissional.

 

1 - VIVA O DIA DE HOJE 

 

O passado serve para consultar e o futuro como um guia. Então, foque no momento presente. 

Viver um dia de cada vez faz com que você organize sua mente, não permitindo que os medos do amanhã te impeça de usufruir dos ensinamentos e alegrias oferecidos no dia de hoje.

 

 

2 - SEPARE PREOCUPAÇÃO DE PROBLEMA

 

Problemas são fatos reais com solução. Problema é qualquer situação adversa que possui uma possibilidade de alternativa. Preocupação é fruto da nossa ansiedade, esgota nossas energias, deturpa nossos pensamentos e enfraquece nossos objetivos. 

Pergunte para si mesmo se isso é uma preocupação ou se é um problema. Se for problema tem solução, se for preocupação estará ligada aos seus medos gerando ansiedade e exigirá de você mais autocontrole.

 

 

3 - ESTEJA PREPARADO PARA ACEITAR O PIOR E PENSE COMO SOLUCIONAR

 

Estar preparado para o pior, não é o mesmo que se deixar levar pelas preocupações. 

Por exemplo, se você imaginar que existe uma grande possibilidade de não entregar seu trabalho no prazo acordado, é possível antecipar a solução, renegociando o novo prazo de entrega, antes mesmo disso se tornar um problema. 

Quando você sabe que enfrentará o problema, pode se sentir mais firme e preparado para encarar a situação e discutir uma solução plausível com menos estresse e preocupação.

 

4 - NÃO COMPRE A ANSIEDADE DO OUTRO

 

Ansiedade já basta a sua. Você é um ser humano e como tal tem o sentimento de compaixão que se confunde em ter que sentir o que o outro está sentindo e sofrer o que o outro está sofrendo. 

Dessa forma, o sentimento de compaixão não ajuda em nada. Esse sentimento deve ser canalizado no sentido altruísta de tentar amenizar o sofrimento do outro, desejar ou fazer algo que possa diminuir o problema apresentado. 

A ansiedade prejudica o senso de julgamento decisório e desfoca do objetivo.

 

5 - APRENDA A DIZER NÃO SEM SENTIR CULPA

 

 

Você deve priorizar as demandas mais importantes, isso resulta em abrir mão de outras coisas. Parece simples, mas dizer não para tarefas e pessoas, pode ser muito difícil.

O acúmulo de afazeres aumenta a pressão, diminui eficiência e ao invés de ser positivo para seu desempenho e importância pode te levar a péssimos resultados.



6 - DESENVOLVA CRITÉRIOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

Na sessão de número oito do Treinamento MasterMind LINCE que tem foco em Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz é apresentado e desenvolvido junto com os participantes um dos métodos mais simples e eficazes para soluções de problemas e tomada de decisão, o MASP.

Para enfrentar momentos desafiadores em que surge um problema e você deverá ser o mais assertivo possível para manter o equilíbrio na organização, utilizar de uma metodologia testada e aprovada garante rapidez e eficácia no resultado, diminuindo os danos.

 

7 - SAIBA DELEGAR OU COMPARTILHAR FUNÇÕES

 

Quando a carga está pesada demais, o melhor é dividir com outro alguém.

 Você pode fazer isso, sem diminuir sua importância, sem prejuízo na execução e com um grande alívio para o peso que carrega nas costas. 

Existem pessoas que podem te ajudar. 

Encontre-as. 

Não seja um exército de um homem só, lute nessa batalha com outras pessoas que a vitória será bem mais divertida.

 

8 - SAIBA A HORA CERTA DE DESISTIR

 

Tão importante quanto persistir é saber a hora certa de desistir. 

O que diferencia o profissional de alto desempenho de uma pessoa comum é a sabedoria na tomada de decisão. 

É preciso saber quando se faz necessário dar passos para trás e até mesmo compreender se aquele caminho leva ou afasta do objetivo principal da organização.

Essa atitude exige coragem, autoconfiança e autocontrole, habilidades que vão além dos estudos técnicos e estatísticas matemáticas e podem significar o sucesso ou o fracasso de um negócio.

 

9 - SIGA SUA INTUIÇÃO

 

Sabe aquela vozinha que fica dentro da sua cabeça te dizendo exatamente o que deveria fazer. 

Na maioria das vezes ignoramos e depois a fala é sempre essa: “Deveria ter seguido a minha intuição”. 

Muitas vezes sabemos o que deve ser feito, mas cedemos as vozes externas por falta de confiança em si mesmo ou por medo da crítica.

Se passar a escutar sua intuição, analisar a direção que ela aponta, pode ser um bom início para controlar a pressão e o estresse.

 

10 - TENHA ALGUÉM PARA CONVERSAR ABERTAMENTE

 

Em momentos de pressão é preciso desabafar.

Naquelas horas que você sente que vai explodir, um ouvido alheio é o melhor remédio. 

Sério!

Se você está sempre chegando a esse estágio de estresse e pressão no trabalho, você provavelmente não tem ou ainda não selecionou um ombro amigo com liberdade de conversar abertamente.

Caso não tenha em quem confiar, busque por um profissional.

O retorno é muito bom e você colherá os frutos desse desabafo, inclusive impedirá de chegar a momentos extremos.

 

11 -  APRENDA A PERDOAR SEUS ERROS

 

A pressão, muitas vezes, não é externa.

Você mesmo é o responsável em provocar preocupações e estresse excessivo em si mesmo. 

 

Primeiro fato que deve compreender é que você é ser humano, não é uma máquina. Você também erra, isso é fato. 

E mesmo que não queira vai continuar errando. 

Por isso, é preciso aprender a se perdoar. Ser menos juiz e mais advogado. Não fazer papel de agente patogênico e sim do mensageiro da paz e do alento para si mesmo. 

 

12 - SEMPRE PENSE POSITIVO

 

Napoleon Hill dedicou-se a escrever um livro exclusivo sobre esse assunto: Atitude Mental Positiva. Dada a importância do tema, ele explica que tudo começa em nossa mente. 

 

A partir daí, o universo conspira para que aquilo que foi pensado seja materializado.

Imagine se pensa em coisas ruins, a tendência é que aconteçam mais cedo ou mais tarde. 

Agora, se treinar a sua mente para manter uma atitude mental positiva, mesmo em situações desafiadoras, a materialização futura dente a criar uma consequência positiva.

 

13 - DÊ UMA PEQUENA PAUSA PARA O CORPO E MENTE

 

Pare, respire, permita-se desconectar. Esse pode ser o momento mais eficiente para retomar a razão. 

Oxigenar o cérebro, descansar o corpo, retirar-se por pelo menos alguns minutos do olho do furacão. 

Quando estamos envolvidos em algum problema ou em uma situação rotineira complicada, não conseguimos fazer uma análise geral da situação.

Você deve parar e se desligar da situação, se enxergar fora, como se fosse um observador, uma terceira pessoa. 

Assim, de fora, é mais fácil fazer uma análise imparcial, que verifica a situação como um todo, diminui a pressão, controla as preocupações e o estresse.



CONTROLE SUA MENTE, CONTROLE TODO O RESTO

 

O mundo dos negócios está cada vez mais rápido e mais competitivo.

Na mesma hora que estamos no jogo, sentamos no banco de reserva, quando vamos aquecer, já é hora de retornar para a partida.

A loucura em busca de resultados cada vez melhores, provoca sequências frustrações que vão minando suas expectativas profissionais. 

Quanto menos preparado você está, mais pressão e estresse caem sobre seus ombros.

Dá-se aí, a importância do preparo psicológico para enfrentar os desafios. 

O desenvolvimento pessoal sempre foi a arma secreta dos grandes homens da humanidade, uma vez que você se conhece, melhor conhece e influencia o outro. 

A maior distância que o homem deve enfrentar está entre a mente e o coração, para isso é preciso aprofundar no desenvolvimento humano. 

 

No momento de pressão, uma das habilidades necessárias é o autocontrole.

 

Quando deixamos a emoção tomar conta da situação, agimos sem pensar e as consequências são desastrosas. O autocontrole alinha a emoção com uma ação pensada e mais assertiva. 

 

Nesse contexto, cada vez mais, as empresas exigem, além das habilidades técnicas para determinada função, também habilidades comportamentais para tomada de decisões e melhor desempenho sob pressão.

 

A MasterMind é especialista em desenvolvimento humano para o mundo corporativo. Conheça nossos treinamentos de alta performance.

 

Por Érika Campos

 

Érika Campos

Diretora de Marketing

Publicitária, Gestora Comercial e Marketing. Instrutora dos Treinamentos de Alta Performance MasterMind. Formada em Gestão Comercial e Marketing. Publicidade e Propaganda. Pós-graduada MBA Liderança, Inovação e Gestão 3.0. Terapeuta Comportamental, Especialista em Liderança, Inteligência Emocional e Comunicação Eficaz. 

Deixe seu Comentário

Receber Novidades

O Grupo MASTER MIND é uma das principais escolas de desenvolvimento de líderes do Brasil e é a única empresa brasileira certificada pela The Napoleon Hill World Foundation - Purdue University Calumet - Hamont, Indiana/USA.

Categorias

Você também pode se interessar

© MasterMind

by nerit