Nosso Blog

Veja outros Posts

O que é atitude mental positiva?

O que é atitude mental positiva?

Imagine que você vai está numa partida de futebol e vai bater um pênalti. O juiz apita, você praticou nos treinamentos essa cobrança, e está pronto para a batida. De repente surge em sua mente um pensamento “não jogue a bola para fora”.

O que acontece toda vez que esse pensamento surge em uma situação como esta? A bola, invariavelmente, vai para fora!

A razão é que a mente não é um medidor da realidade, ela não diferencia intrinsicamente o certo do errado. Ela só sabe distinguir o certo do errado por causa do que dissemos que é certo e errado. Só de pensar em fazer uma coisa, leva o que estamos pensando para o centro dos nossos pensamentos e ações.

Por isso a importância de se construir uma atitude mental positiva (AMP). A AMP é assim definida por Napoleon Hill: Procedimento que leva à concretização de uma intenção mental integralmente positiva. Procedimento é o conjunto de atos em sequência que levam a um resultado pré-determinado. Concretizar é realizar, fazer acontecer. Intenção é vontade, desejo.

 

Então podemos entender que uma Atitude mental positiva é um conjunto de ações que levam a realização de um desejo por meio de pensamentos positivos. Todavia, para a concretização dos desejos selecionados, o procedimento mental deve ser totalmente, 100%, positivo. Se apenas um pensamento, simples, curto que seja, for negativo, será o suficiente para macular todo o procedimento e, dessa forma, o resultado esperado não será atingido.

Portanto, dizer, mesmo que mentalmente (por pensamentos), para não fazer alguma coisa, “não jogue a bola para fora”, às vezes é realmente como programar para fazer exatamente aquilo.

Ao invés de pensar, “não jogue a bola para fora” precisamos controlar, dominar a nossa mente para pensar somente em “faça o gol”, em 100% do tempo, até efetivamente chutar a bola. Tal procedimento, levará, invariavelmente, ao gol, ou à conquista do objetivo. Esse é apenas um exemplo ilustrativo para fazer entender a importância do pensamento positivo na vida. Vale lembrar que isso é aplicado para qualquer situação que vivemos, o pensamento que temos é que nos levará aonde queremos ou não.

Essa é a influência que uma atitude mental positiva pode significar: A diferença entre sucesso e fracasso. Isso se aplica a tudo que fazemos na vida.

Victor Pessoa

Instrutor Master Mind

Advogado, Pós-graduado em Direito Processual e Direito Civil, Sócio Fundador da P&P Advocacia. Consultor e Instrutor MasterMind, Terapeuta Comportamental, Especialista em Liderança, Inteligência Emocional e Comunicação Eficaz. 

Deixe seu Comentário

Receber Novidades

O Grupo MASTER MIND é uma das principais escolas de desenvolvimento de líderes do Brasil e é a única empresa brasileira certificada pela The Napoleon Hill World Foundation - Purdue University Calumet - Hamont, Indiana/USA.

Categorias

Você também pode se interessar

© MasterMind

by nerit