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4 Habilidades Essenciais da Liderança de Alta Performance

4 Habilidades Essenciais da Liderança de Alta Performance

Qual é o perfil do líder que a crise exige? É fato que atualmente o Brasil atravessa um momento de crise econômica, política e moral. Todos estes fatores têm afetado diretamente no rendimento profissional e pessoal de diversas lideranças, o que afeta diretamente as empresas.

Neste cenário de escassez, principalmente de oportunidades e empregos a Organização Internacional do Trabalho (OIT)  estima que o Brasil terá 1,2 milhão de desempregados a mais na comparação com 2016 - Em termos absolutos, o Brasil terá a terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo, a crise é tema cada vez mais recorrente nas reuniões dentro das empresas.

A maioria dos empresários buscam nestas situações encontrar o equilíbrio entre receitas e despesas, entre investimentos e prejuízos, tudo para manter as portas abertas e superar as circunstâncias. É exatamente nestes momentos desafiadores que surgem as melhores oportunidades para verdadeiros líderes mostrarem suas habilidades.

Liderança sempre esteve relacionada a resolução de problemas. Em tempos de crise, independentemente do contexto, seja profissional ou pessoal, vão atravessar o caminho de qualquer líder. Mas, quais seriam as habilidades mais exigidas nestes tempos?

 

Descrevemos abaixo as 4 habilidades essenciais que um Líder de alta performance deve desenvolver em si mesmo e na sua equipe, se quiser superar os desafios da realidade atual.

 1 - Autocontrole

Ninguém segue líder que perde a cabeça, grita com funcionários ou que demonstra desespero diante das dificuldades. Que fica reclamando pelos corredores ou até mesmo que apresenta uma saúde emocionalmente debilitada.

Portanto, será preciso adquirir e desenvolver uma resistência emocional capaz de transmitir aos sócios, funcionários e clientes uma imagem de autocontrole sobre si mesmo e sobre a situação.

Em anos de crise econômica e desemprego elevado, aqueles que não conseguem suportar às pressões que a concorrência, os prazos curtos e a falta de recursos impõem, são os primeiros a perderem seus postos de emprego.

Tendo autocontrole, o líder consegue melhor avaliar as estratégias para passar pelo momento desafiador, sem perder sua saúde mental e física.

 

 2 - Capacidade de Tomada de Decisões

 Da mesma maneira, o líder indeciso, que muda a direção da empresa com frequência, não inspira confiança e está fadado ao fracasso.

 Cada vez mais é exigido do líder a capacidade de tomar decisões de forma assertiva e rápida. Não basta tomar uma decisão é preciso que ela seja a mais adequada para o caso.

 Aquele que demora a tomar uma decisão ou a dar uma resposta para clientes e situações, que volta atrás em suas posições com frequência, não consegue transmitir aos envolvidos uma postura de que conseguirá sobreviver à crise. Com isso, não atrai para si as oportunidades favoráveis, nem mesmo consegue o apoio de que precisa.

 

 

 3 - Conseguir cooperação de sua equipe

Ter a capacidade de mobilizar os talentos e a inteligência das pessoas à sua volta para superar a crise é a 'arte de desenvolver pessoas', isso é ser um líder habilidoso e influenciador.

Todo líder deve saber que, qualquer que seja seu negócio, pessoas estão envolvidas. Seja seus clientes, seus parceiros, seus fornecedores ou seus familiares, quando a crise é aguda, são essas pessoas que estarão envolvidas e sofrerão as consequências de sua postura.

Por outro lado, estas também serão as principais forças para superar os momentos de dificuldade. Portanto, é preciso ter habilidade para lidar com elas, motivá-las e tirar o melhor proveito de suas atitudes e conhecimentos, para melhor superar a crise.

                É preciso ter comando com habilidade, ou seja, ser firme com os processos e procedimentos, mas ser flexível e generoso com as pessoas, a ponto de despertar a vontade de fazer mais que o padronizado.

 

4 - Autoconfiança:

Para encarar uma economia em declínio, corrupção espalhada em todos os setores da política e uma perspectiva nada animadora para os próximos anos, é preciso ter muita coragem e determinação. Essa é a atitude mais esperada do líder, confiar em si mesmo.

Aquele líder que não acredita em suas habilidades transmite medo e insegurança para toda a equipe, e logo irá perdê-la. Se não confia na sua própria capacidade ou tem dúvidas demais, mais cedo ou mais tarde, vai demonstrar fragilidade. Sua liderança estará ameaçada.

 Nestes tempos desafiadores, o líder tem que tomar à frente de seu negócio e de sua equipe, com confiança, ainda que não tenha todas as respostas ou os recursos necessários.

Sempre é bom lembrar que confiança gera credibilidade, e credibilidade perante clientes e fornecedores gera rendimentos. Por isso, o líder deve confiar em si mesmo.

 

Evidentemente, diversas outras habilidades serão exigidas do líder perante a crise. A cada degrau que elevar, a cada cargo que galgar em sua empresa, mais habilidades serão exigidas. Aqui listamos apenas a que consideramos as essenciais, sem as quais sequer existe liderança.

A pergunta que fica é: como desenvolver cada uma delas? A resposta está em desenvolvimento pessoal por meio de treinamentos.

               

Victor Pessoa

Instrutor Master Mind

Advogado, Pós-graduado em Direito Processual e Direito Civil, Sócio Fundador da P&P Advocacia. Consultor e Instrutor MasterMind, Terapeuta Comportamental, Especialista em Liderança, Inteligência Emocional e Comunicação Eficaz. 

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O Grupo MASTER MIND é uma das principais escolas de desenvolvimento de líderes do Brasil e é a única empresa brasileira certificada pela The Napoleon Hill World Foundation - Purdue University Calumet - Hamont, Indiana/USA.

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