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ISO 9001: Padrão Ouro de Qualidade?

ISO 9001: Padrão Ouro de Qualidade?

No mundo...

A partir de 1945, com o fim da Segunda Grande Guerra, o mundo investiu suas energias no desenvolvimento. Os europeus investiram na reconstrução de suas nações enquanto os outros países focavam na produção e exportação de seus produtos industrializados.

No Brasil...

No Brasil, a partir de 1953, com a PETROBRÁS, houve grande desenvolvimento das indústrias ligadas à produção de gêneros derivados do petróleo. De 1956 a 1960, período do governo de Juscelino Kubitschek, o desenvolvimento industrial brasileiro ganhou novos rumos com a abertura da economia para o capital internacional, atraindo indústrias multinacionais, como as montadoras de veículos.

Em paralelo ao desenvolvimento industrial, os processos de produção e gerenciamento também evoluíram. A modernização das empresas gerou a necessidade de qualificação de mão de obra e surgiu a preocupação com a eficiência, com o desempenho e com a padronização do trabalho.

O que é a ISO?

A ISO (International Organization for Standardization) foi criada, em 1947, com o objetivo de 'facilitar a coordenação internacional e unificar os padrões industriais'. No Brasil ela é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um padrão de gestão da qualidade para organizações em geral, não importando a sua dimensão.

A ISO 9001 é a norma mais utilizada no mundo, está implementada em mais de 1 milhão de empresas. E seu propósito é definir os requisitos de um sistema de gestão da qualidade que permitam a uma organização aumentar a satisfação dos seus clientes e demonstrar, inequivocamente, a sua capacidade para fornecer produtos e serviços em conformidade com as suas expectativas.

Última versão atualizada da ISO 9001

Esta ferramenta estratégica vem ao longo do tempo evoluindo e hoje já está na sua quinta versão. A última atualização foi em 2015 e algumas mudanças foram notadas da versão anterior (2008) para esta última.

A grande mudança a se considerar na atual ISO 9001 é o foco no desempenho organizacional, exigindo que as organizações utilizem um “pensamento baseado em risco” na determinação do grau de planejamento utilizando o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act). Em outras palavras, o responsável pelo planejamento deverá considerar os fatores que podem impedir a empresa de atingir suas metas.

Principal mudança da ISO 9001

A ideia é que o sistema se apoie mais no comportamento humano do que apenas em procedimentos e registros. E é neste contexto organizacional, na estrutura de alto nível (alta direção) que se pode perceber que a norma dedicou um dos requisitos (Requisito 5) ao desenvolvimento da Liderança. Em todos os níveis de qualquer organização teremos, atuando no papel de garantidor do cumprimento dos princípios de uma norma de qualidade, a figura do LÍDER.

Líder na sua essência

A palavra líder vem do Inglês Lord, que quer dizer andar na frente, aquele que indica o caminho, que comanda, realeza, Rei, Senhor. Ser líder, portanto, é andar na frente, indicar o caminho, como um rei que segue à frente conduzindo sua nação.

O sufixo ança quer dizer “o ato de”. Liderança é o ato de indicar o caminho. A palavra gerente vem de “manus agere”, quer dizer, “fazer com as mãos”. Administrar quer dizer “lidar com coisas”. A gerência é o procedimento, a liderança é humana.

Importância da Liderança

Cada parte da empresa ou instituição tem vida própria, o líder é o elo que une todas elas. É a peça fundamental para os resultados de qualquer empresa

Quem está no topo de uma empresa deve reaprender e renovar as competências essenciais de sua organização, criando uma estrutura que possibilite a aprendizagem contínua. Como esperar ou exigir que sua equipe bata metas de excelência se ela não tem as competências para tal?

A ISO 9001/15 tem como base os sete princípios da Gestão da Qualidade: Foco no cliente, tomada de decisões baseada em evidências, abordagem por processos, comprometimento das pessoas, gestão das relações, melhoria e Liderança. Os desenvolvedores das certificações ainda perceberão que destes princípios todos convergem para um único ponto: Liderança.

O desenvolvimento das lideranças implicará numa gestão visionária, capaz de se antecipar aos possíveis problemas, com capacidade de questionar situações e propor novas alternativas. Significa obter novas habilidades como trabalhar em equipe e conseguir cooperação; transformar a equipe despertando o entusiasmo e o interesse dos colaboradores. É ter alguém que saiba lidar com funcionários e com clientes; é ter no time um bom negociador. É integralizar as pessoas e os processos, de forma criativa e, principalmente, sustentável. Quanto maior for a exigência sobre a equipe, maior deve ser o foco no desenvolvimento da mesma. É o conceito de treinar mais para competir melhor.

A história mostra que a indústria, as empresas e os processos organizacionais evoluem, que as normas de padronização evoluem, que as pessoas evoluem...

Hoje, as auditorias lhe assustam? Quer ter seu certificado garantindo, de fato, a satisfação de seus clientes? Desenvolva a liderança de alta performance e tenha resultados extraordinários.

Danilo Assis

Instrutor Master Mind

Farmacêutico Bioquímico, MBA em Gestão de Qualidade. Terapeuta Comportamental pelo Instituto de Albuquerque. Especialista em Liderança, Inteligência Emocional e Comunicação Eficaz

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O Grupo MASTER MIND é uma das principais escolas de desenvolvimento de líderes do Brasil e é a única empresa brasileira certificada pela The Napoleon Hill World Foundation - Purdue University Calumet - Hamont, Indiana/USA.

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