Nosso Blog

Veja outros Posts

COMO SUPERAR SEUS MEDOS?

COMO SUPERAR SEUS MEDOS?

Você pode pensar que este texto é mais um daqueles motivacionais encontrados em sites de autoajuda, que vai abordar tópicos como “faça isso ou faça aquilo” para superar seus medos. Não, não é essa a proposta que vou entregar.

 A abordagem aqui será outra, isto é, o assunto terá maior profundidade. Vamos fundo para levar você a um passo do entendimento mais aprimorado sobre  medo.

 O medo é tudo aquilo que te ameaça. O medo nos distancia da nossa maior força que é o nosso EU INTERIOR. Quando isso acontece ficamos propícios a reações de luta ou fuga, provocada por nosso instinto animal primitivo. 

 Superar medos pode ser um dos maiores desafios do ser humano para viver no mundo VUCA: Volatite (Volátil), Uncertain (Incerto), Complex (Complexo) e Ambiguous (Ambíguo), um mundo de mudanças rápidas e com diversas contrariedades.

 O melhor caminho para que você consiga superar medos é ter a clara visão de como enfrentá-los. Descubra neste artigo quatro pontos principais para controlar e usar o medo a seu favor.

 4 PONTOS PRINCIPAIS PARA SUPERAÇÃO DO MEDO


#1 - Identifique seu medo básico

 “Você está sendo movido pelo medo”

 Sem perceber, todos nós seres humanos,vivemos a vida guiada pelo inconsciente, de uma forma automatizada, mecânica sem saber ao certo de onde viemos e para onde vamos.

 Isso porque, além do mundo extremamente acelerado, nossa mente consciente processa apenas 12% dos nossos pensamentos e o restante fica por conta do subconsciente. Uma das características da mente subconsciente é a ausência de um filtro, resumido numa famosa frase de Henry Ford:

 “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”

 Isto é, se você tem um pensamento positivo ou negativo, não importa, o subconsciente aceitará como verdade absoluta. O medo controla seu pensamento e consequentemente a sua mente subconsciente. Esse é o perigo da falta de autoconhecimento. 

 Somos seres movidos por um sistema cerebral trino: reptiliano (instintivo), límbico (emocional) e neocórtex (racional) nessa ordem. O processo do pensamento passa por uma reação primitiva movida pelo instinto, depois por um processamento de sentimentos característicos dos mamíferos e só depois que ativamos o que nos diferencia dos outros animais que é a capacidade de raciocínio.

 Isso significa que, cada vez mais, para se alcançar sucesso na vida, seja ele financeiro, social, emocional ou familiar, dentre outros, é necessário sentar no banco do aprendiz para aprender os mistérios do desenvolvimento pessoal. Esse tema é estudado há séculos e é assunto de destaque nas mais importantes universidades americanas como Harvard, MIT e Purdue em pleno século 21.

 O medo e o desenvolvimento pessoal estão interligados. Segundo Napoleon Hill, pesquisador e base da metodologia da ciência do sucesso, apresenta 6 medos básicos dos seres humanos capazes de impedir realizações pessoais e profissionais durante uma vida inteira, são eles: 

  1. Medo da Morte

  2. Medo da Velhice

  3. Medo da Doença

  4. Medo da Solidão

  5. Medo da Pobreza

  6. Medo da Crítica

 É importante para início do processo de superação, identificar o medo básico que intimamente te aflige. Esse processo de identificação do medo básico pode ser difícil, mas reconhecê-lo é libertador.

 Acompanhei o processo de reconhecimento do medo básico de um grande amigo. Ele descobriu seu maior medo: o Medo da Pobreza. Ao descobrir que esse temor o afligia, percebeu que todas as suas reações, principalmente, quando perdia a razão estava relacionada a esse sentimento. 

 

 #2 -Entenda seus hábitos de medo, coragem e covardia

 “Tenha medo, mas siga em frente”

 A incerteza provoca ansiedade. A ansiedade somada ao medo básico enraizado no seu íntimo amplifica a situação e provoca situações que parecem fugir do controle. Neste cenário você tenta reagir às pressões de duas formas: afastando ou indo para cima da situação de forma desproporcional. Por que isso acontece? 

 Ocorre devido a reação instintiva de luta ou fuga. O medo pode paralisar ou pode ser o gatilho para seguir em frente, que a gente chama de coragem. Viver é escolher.

 “A coragem não é a ausência do medo. Coragem é enfrentar o medo. Com base nisso não existe coragem sem medo.” Jamil Albuquerque

 Diante das adversidades do mundo VUCA, temos que ser mais assertivos nas nossas escolhas. O ingrediente fundamental da receita para capacitá-lo a superar o medo é a confiança e si mesmo.  

 O livro, A LEI DO TRIUNFO PARA O SÉCULO 21, explica as três fases do MEDO:

 Fobia: é o medo desproporcional e extremo de coisas comuns como animais, objetos ou situações, algo doentio que só existe dentro da pessoa, no seu universo íntimo. Aquilo que é comum para os outros, na mente dessa pessoa é uma ameaça.

 Pavor: é um sentimento paralisante, originado normalmente num momento repentino que ativa sua fobia, seja em uma situação real ou fruto da imaginação.

 Temor: é dito como sinônimo de medo, mas quer dizer “ter amor”. Temor a DEUS é o princípio da sabedoria. Proporciona sensatez, cuidado e prudência.

 A coragem não é milagre, o medo não é realidade e a covardia não tem valor algum. A coragem, o medo, a covardia são hábitos. 

 Hábito é a maneira de ser, agir, sentir e perceber que define o nosso comportamento. O fato é que, o medo faz parte das nossas vidas, a coragem ou a covardia são consequências do medo. As ações que tomamos vai de encontro a construção dos nossos hábitos ao longo da vida.

 “Nosso medo mais profundo é que sejamos poderosos demais. É a nossa luz, não nossa escuridão que mais nos assusta.” Nelson Mandela

 Por isso que não temos coragem, deixamos nossos medos nos guiar e nos acovardamos na nossa vida. A falta de confiança em si mesmo é a consequência dessa dominação.

 

 #3 Defina objetivos e tenha força, foco e fé

 “Quanto mais sereno mais forte”

Já sabemos que identificar o medo básico é essencial. Seria como estar na escuridão e de repente alguém acender a luz que te faz enxergar tudo com mais clareza. Amplia a confiança em si mesmo, porque quanto mais autoconhecimento melhor a compreensão das suas ações e reações e os motivos pelos quais ocorrem.

Quando chegar nesse estágio é hora de ter: força, foco e fé.

A FORÇA interior faz com que a coragem passe a fazer parte das sua tomada de decisão, faz com que o enfrentamento de mais um medo seja na verdade apenas mais uma fase como num jogo de videogame.

Para ter FOCO na coisa certa, é importante definir um objetivo principal que deseja atingir. Do que adianta estar focado em algo que não vai te levar a lugar nenhum? O foco é a canalização das suas forças para um único sentido, ampliando assim a sua intensidade.

A FÉ aplicada é a atitude mental concentrada na realização daquilo que você deseja na vida, eliminando da mente todas as dúvidas e medos capazes de impedir o fluxo da conquista do desejo.

É possível disciplinar a nossa mente, o poder da concentração está em colocar força, foco e fé naquilo que nos interessa, deixando de lado todo o resto.

 

#4 - Desenvolva autoconfiança, autocontrole e entusiasmo

“O problema é não saber resolver os problemas”

O medo pode ser um problema. Quando o medo te impede de agir, te paralisa ou te afasta dos seus objetivos, ele pode ser um dos maiores obstáculos a superar. Nesse caso, é imprescindível reconhecer o medo como o problema em si e não confundir com uma causa qualquer. Se focar nas possíveis causas, não eliminará o problema. 

O motivo que as pessoas bem sucedidas são maiores que seus medos está no fato de que elas estão concentradas nas metas e não nos obstáculos (medos). Ter clareza de quais são os seus medos, facilita o entendimento do que precisa ser superado, sendo assim, quanto maior o grau de autoconhecimento maior será sua capacidade mental operada pelo consciente. 

'É um mito pensar que para ter qualidade de vida precisa evitar adversidades. O que precisa é saber lidar com as adversidades.' Jamil Albuquerque 

Quando perguntaram a Bill Gates qual a diferença entre ser milionário e bilionário. Ele respondeu que quando era milionário tinha problemas de milionário, hoje tem problemas de bilionário.

A grande dificuldade da identificação do medo básico, está no processo, que se inicia com a negação. O processo de autoconhecimento pode ser bem doloroso, quando estamos cegos de nós mesmos.


SÓ DEPENDE DE VOCÊ

Superar os medos é crescimento humano, parte do princípio do desenvolvimento pessoal e dos ensinamentos da ciência do sucesso. 

Apesar de não ser mais novidade, o mundo VUCA (1990), provoca nas pessoas uma inquietação e exige de nós flexibilidade e agilidade. Um pensamento linear, segmentado, quadrado, perfeccionista segue na contramão em muitos cenários que vivemos hoje.

Podemos dizer que, nessa realidade, para conseguir vencer os medos é necessário aperfeiçoar certas habilidades comportamentais: ter pelo menos um objetivo principal na vida, ter autoconfiança, autocontrole, entusiasmo e treinar a mente para manter concentração e foco.

 Aproveite esse momento para estabelecer novas táticas e estratégias para seu desenvolvimento pessoal, assim conseguirá controlar melhor suas preocupações, evitará o estresse excessivo, viverá com mais equilíbrio emocional e terá muito mais qualidade de vida.

 

Érika Campos

Diretora de Marketing

Publicitária, Gestora Comercial e Marketing. Instrutora dos Treinamentos de Alta Performance MasterMind. Formada em Gestão Comercial e Marketing. Publicidade e Propaganda. Pós-graduada MBA Liderança, Inovação e Gestão 3.0. Terapeuta Comportamental, Especialista em Liderança, Inteligência Emocional e Comunicação Eficaz. 

Deixe seu Comentário

Receber Novidades

O Grupo MASTER MIND é uma das principais escolas de desenvolvimento de líderes do Brasil e é a única empresa brasileira certificada pela The Napoleon Hill World Foundation - Purdue University Calumet - Hamont, Indiana/USA.

Categorias

Você também pode se interessar

© MasterMind

by nerit