Nosso Blog

Veja outros Posts

Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Empresa

Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Empresa

Desenvolvimento Pessoal e Profissional é Fundamental Para Sobrevivência Das Empresa

 

Saiba o que é, para que serve e a importância do desenvolvimento humano (pessoal e profissional) para as empresas sobreviverem no mercado competitivo atual.

Em meio a tanta tecnologia, as operações de uma empresa são cada vez mais rápidas e eficientes, se não fosse por um detalhe: há sempre um ser humano por trás de todas essas ferramentas disponíveis.

Além do conhecimento da operação em si e também da ferramenta utilizada, existem outras capacitações que são altamente exigidas no mercado atual. 

São as chamadas Soft Skills, habilidades comportamentais que diferenciam competências de relações humanas essenciais para gerar resultados eficientes e a longo prazo.

As empresas estão cada vez mais em busca desses profissionais, que além da capacidade técnica (Hard Skill) desenvolvem habilidades comportamentais (Soft Skills). 

Hoje em dia, encontramos profissionais com currículos exemplares no quesito formação técnica, conhecimento e capacitação intelectual que muitas vezes não geram o resultado esperado pelas empresas. 

SABE PORQUE ALGUNS PROFISSIONAIS NÃO GERAM RESULTADOS?

De acordo com a Associação Americana de Engenharia, todo conhecimento que adquirimos ao longo da nossa formação representa 15% da geração dos nossos resultados, isto é, mesmo sendo uma porcentagem pequena é considerado a base de sustentação. 

Os outros 85% dos fatores de sucesso estão distribuídos entre habilidades e atitudes.

 

COMO DESENVOLVER ESSAS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS?

 

Da mesma forma que aprendemos conteúdos, fórmulas e habilidades técnicas, também é  possível desenvolver competências comportamentais.

Existem diversas obras disponíveis que ajudam no desenvolvimento de soft skills (livros para desenvolver competências comportamentais) e treinamentos específicos para ampliar as habilidades essenciais do profissional de sucesso com mais rapidez e eficiência. (Conheça o MasterMind LINCE)

 

Vamos entender um pouco mais sobre Desenvolvimento Humano, Pessoal e Profissional:

 

  • DESENVOLVIMENTO HUMANO: É colocar o ser humano no centro do desenvolvimento de suas capacidades emocionais e intelectuais como um ser uno (unificado, integrado). É promover o potencial humano, a plenitude e constante melhoria da qualidade de vida, ampliando a possibilidade de desfrutar da liberdade de viver uma vida que vale a pena ser vivida.

 

O desenvolvimento humano pode ser medido por meio do IDH (Índice Desenvolvimento Humano) de um país, que representa a relação do aumento monetário de cada ser humano para satisfazer suas necessidades básicas e complementares identificadas na Pirâmide de Maslow com expectativa de vida e educação da nação.

 

  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL: É a área do conhecimento que desenvolve a construção individual das competências comportamentais do ser humano. Abrange o desenvolvimento psicológico, emocional, interpessoal, autoconhecimento e autorealização. É a capacidade do indivíduo se conhecer melhor, entender seus anseios, suas vontades, suas inquietações, seus objetivos e assim propiciar a realização dos seus desejos e sonhos. (Principais Habilidades do Desenvolvimento Pessoal)

 

O desenvolvimento pessoal proporciona melhoria na autoestima, nos relacionamentos, na comunicação, na autoconsciência, na saúde, no trabalho e na qualidade de vida. Além de promover o bem-estar, ampliando as situações de prazer e alegria e maior controle de preocupações e situações de estresse de uma forma mais consciente.



  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: É a busca de qualificação técnica e prática de conhecimento em uma área específica ou áreas correlacionadas de atuação. Por meio da educação profissional visa ampliar as habilidades exigidas na atuação profissional. 

 

O desenvolvimento profissional deve ser constante, vale investir em especializações, planejar sua carreira de forma prática, relacionar capacitações com a prática do dia a dia, participar de eventos correlacionados e aumentar a rede de contatos para conquistar cada vez mais conhecimentos.

 

PARA QUE SERVE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL NAS EMPRESAS?

 

Essa pergunta parece ter uma resposta tão óbvia, mas vamos entender exatamente para que serve o desenvolvimento das pessoas dentro de uma organização.

Normalmente quando contratamos um novo funcionário, avaliamos seu currículo por meio de suas formações: graduação, cursos, especializações, também observamos sua experiência pregressa, tempo de atuação, isto é, habilidades técnicas. Esses são dados considerados essenciais para contratação.  

Segundo a Revista S/A, 

87% das demissões nas organizações são por causa de atitudes individuais, do temperamento pessoal, da maneira com que se relacionam com as outras pessoas e da incapacidade de liderar equipes. 

61% dos profissionais pensam que são demitidos porque não sabiam inglês, não sabiam operar certo programa ou por outra falta de habilidade técnica.

20% dos entrevistados admite que foi demitido por problemas comportamentais.

 

Em resumo, as empresas admitem pelas habilidades técnicas e demitem pelas comportamentais. E segundo os dados, o profissional demitido não é capaz de perceber o motivo real da demissão e acaba repetindo os comportamentos indesejados em uma nova oportunidade.

Para evitar a taxa de turnover (rotatividade de pessoal), reter talentos e desenvolver uma equipe sólida é preciso investir em desenvolvimento e capacitação pessoal dos empregados.

As empresas têm apostado alto no desenvolvimento das pessoas e têm obtido grandes resultados.

 As melhores universidades de negócios do mundo estudam e pesquisam o efeito positivo na capacitação emocional e interpessoal das pessoas em relação a produtividade, faturamento e lucratividade, além de promoção do bem-estar coletivo.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA EMPRESA?

 

O desenvolvimento pessoal e profissional deve fazer parte da cultura das organizações. 

A começar pelos donos, CEO 's, diretores e gerentes da empresa, o desenvolvimento das habilidades comportamentais agrega um importante valor na estabilidade, consistência, lucratividade, produtividade e crescimento no mercado, além de ser exemplo para os demais membros da organização.

Os benefícios para as empresas que investem em desenvolver as competências comportamentais de seus colaboradores são notados imediatamente. 

VEJA AS 4 ÁREAS DESENVOLVIDAS QUE AFETAM POSITIVAMENTE A EMPRESA:

 

  1. LIDERANÇA: Melhora a habilidade de influenciar os liderados de forma positiva e motivadora para que contribuam com as metas e objetivos da empresa.

  1. COMUNICAÇÃO: Melhora a comunicação interpessoal, reduzindo conflitos e estresse, facilitando a compreensão da mensagem.

  1. EMPREENDEDORISMO: Ativa de forma especial a contribuição, inovação, entusiasmo a dedicar-se às atividades da organização, principalmente na transformação de conhecimento em soluções e geração de riquezas.

  1. GESTÃO E TOMADA DE DECISÃO: Melhora as funções conscientes: raciocínio, análise, lógica, tempo, escolha, proporciona visão ampliada para tomada de decisão mais assertiva e melhor administração de problemas.

 

VALE A PENA INVESTIR NO CAPITAL HUMANO?

 

A tríade da empresa é bem clara: pessoas, processo e produto. O objetivo de qualquer empresa é a lucratividade, seja ela imediata ou a longo prazo, isto é atingido, pela venda do produto, através de um processo orquestrado por uma ou mais pessoas.

O processo atribui organização, longevidade, transferência e agilidade. 

A evolução das empresas está diretamente relacionada com o desenvolvimento das pessoas que a compõem. 

Ao investir nas pessoas, a instituição garante melhor desempenho, reciprocidade, comprometimento, envolvimento dentre outras atribuições, além de contribuir para a construção de uma sociedade melhor para se viver.

 

Érika Campos

Diretora de Marketing

Publicitária, Gestora Comercial e Marketing. Instrutora dos Treinamentos de Alta Performance MasterMind. Formada em Gestão Comercial e Marketing. Publicidade e Propaganda. Pós-graduada MBA Liderança, Inovação e Gestão 3.0. Terapeuta Comportamental, Especialista em Liderança, Inteligência Emocional e Comunicação Eficaz. 

Deixe seu Comentário

Receber Novidades

O Grupo MASTER MIND é uma das principais escolas de desenvolvimento de líderes do Brasil e é a única empresa brasileira certificada pela The Napoleon Hill World Foundation - Purdue University Calumet - Hamont, Indiana/USA.

Categorias

Você também pode se interessar

© MasterMind

by nerit